sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Etiqueta à Mesa II: Talheres, Copos, Pratos e Guardanapos

Dando sequência à este assunto tão polêmico, já comentado anteriormente  aqui, listamos mais algumas informações importantes para dividir com vocês.  Afinal é de grande importância estar preparado para encontros ou recepções formais. Saber arrumar uma mesa tendo  a certeza de que desfrutará não somente de uma refeição, mas de muita alegria, entusiasmo, amizade, momentos de comunhão...

A dica de hoje é sobre os talheres, copos, pratos e guardanapos. Lembrando que a disposição dos mesmos é sempre igual e o que pode variar é a quantidade desses itens à mesa.


Talheres
Os talheres são utilizados sempre de fora para dentro. A quantidade de talheres à mesa depende da quantidade de pratos servidos em uma refeição e ficam dispostos de modo que sejam utilizados na mesma ordem em que os pratos são servidos.  Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste. O garfo para salada normalmente é menor e mais largo que o garfo principal. 

Copos
Sempre da direita para a esquerda, no sentido em que serão empregados, os copos ficam dispostos na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água. 


Pratos
Em uma refeição à francesa, quando há alguém servindo os pratos, estes são retirados da mesa juntamente com os talheres utilizados, à medida que mais pratos vão sendo servidos. O prato de salada pode ficar sobre o prato principal e o prato de pão fica acima e à esquerda destes. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos. O sousplat serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição. 


Guardanapos
Os guardanapos, cuidadosamente dobrados, podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Uma dica é elaborar um pequeno arranjo com flores e utilizar o porta-guardanapo para dar um toque. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser levemente dobrado e colocado sobre a mesa. É de bom tom sempre enxugar os lábios  com o guardanapo antes de levar o copo à boca.

E na próxima semana tem mais Etiqueta à mesa parte III: Refeição Completa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Créditos da Personalização do Template Cantinho do Blog Layouts e Templates para Blogs e Lojinhas Elo 7