terça-feira, 17 de agosto de 2010

Etiqueta à Mesa: Tipos de Recepção

As normas de etiqueta à mesa tem como berço a antiga França, onde até hoje é considerada sinônimo de requinte e refinamento. Famosos pelos "menus" maravilhosos, os franceses são referência por suas belas mesas, compostas com muita classe e bom gosto. 

Independente do estilo de recepção que voce irá realizar, as normas de etiqueta  serão as mesmas. O que irá interferir na composição da mesa será o cardápio oferecido. Talheres, pratos e copos sempre estarão dispostos de acordo com o cardápio que voce preparou.

Os tipos de recepção:

- Formais (serviço à francesa, serviço à inglesa)
- Informais (serviço à Americana, à brasileira)

O serviço à francesa, em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado e deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho - presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). Merece atenção redobrada, nada pode dar errado. O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva. Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
O serviço à inglesa se difere apenas pelo fato em que o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. Serviço muito usado nos restaurantes. Somente o prato principal é passado entre os convidados o resto dos pratos são servidos individualmente.

O serviço à americana é quando o prato é servido já pronto, na mesa do comensal, seguindo padrões de estilo que variam de acordo com o conhecimento individual daqueles que o preparam. Conhecido também como serviço de empratado, o que acaba por chamar a atenção é a apresentação dos alimentos dispostos no prato, obedecendo uma harmonia de cores, textura e sabores. Tudo para garantir que vai agradar aos olhos e paladar do comensal. São servidos pela esquerda do comensal e retirados pela direita.

E o serviço à brasileira é o tipo de serviço que estamos acostumados, o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. Não esquecendo é claro, que a mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve-se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. As travessas podem estar à mesa e os anfitriões tem três opções: servir todos os convidados; repetir travessas; ou usar o aparador e deixar os convidados se servirem à vontade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Créditos da Personalização do Template Cantinho do Blog Layouts e Templates para Blogs e Lojinhas Elo 7