As normas de etiqueta à mesa tem como berço a antiga França, onde até hoje é considerada sinônimo de requinte e refinamento. Famosos pelos "menus" maravilhosos, os franceses são referência por suas belas mesas, compostas com muita classe e bom gosto.
Independente do estilo de recepção que voce irá realizar, as normas de etiqueta serão as mesmas. O que irá interferir na composição da mesa será o cardápio oferecido. Talheres, pratos e copos sempre estarão dispostos de acordo com o cardápio que voce preparou.
Os tipos de recepção:
- Formais (serviço à francesa, serviço à inglesa)
- Informais (serviço à Americana, à brasileira)

O serviço à inglesa se difere apenas pelo fato em que o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. Serviço muito usado nos restaurantes. Somente o prato principal é passado entre os convidados o resto dos pratos são servidos individualmente.
O serviço à americana é quando o prato é servido já pronto, na mesa do comensal, seguindo padrões de estilo que variam de acordo com o conhecimento individual daqueles que o preparam. Conhecido também como serviço de empratado, o que acaba por chamar a atenção é a apresentação dos alimentos dispostos no prato, obedecendo uma harmonia de cores, textura e sabores. Tudo para garantir que vai agradar aos olhos e paladar do comensal. São servidos pela esquerda do comensal e retirados pela direita.
E o serviço à brasileira é o tipo de serviço que estamos acostumados, o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. Não esquecendo é claro, que a mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve-se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. As travessas podem estar à mesa e os anfitriões tem três opções: servir todos os convidados; repetir travessas; ou usar o aparador e deixar os convidados se servirem à vontade.
0 comentários:
Postar um comentário