quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Art Déco, Como é?

Contando com a participação mais que especial da Arquiteta Deise Soares, hoje temos um post super bacana e cheiinho de informação. A Deise é arquiteta lá nas terras gaúchas, sempre em busca de novas idéias, uma verdadeira caçadora de sites, blogs e revistas sobre arquitetura e decoração. Pra nossa sorte, ela divide com a gente esse mix de idéias, projetos e muitas outras coisas fofas lá no Arquitetando Idéias; um blog inspirador, que mostra que arquitetura está em tudo e em todos! Segue, na íntegra...
Art Déco, Como é?
Ahh vocês gostam de ART DÉCO e nem sabiam, pois o mobiliário Art Deco voltou a estar na moda e de forma cada vez mais moderna e importante.

Art Déco foi um movimento que se manifestou na arquitetura, nas artes plásticas, no design gráfico, e no design indústrial que surge na década de 1920 e ganha força nos anos 30 na Europa e nas Américas. Edifícios, esculturas, jóias, luminárias e móveis são geometrizados. Sem abrir mão do requinte. Mesmo quando feitos com bases simples, como concreto armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Diferentemente da Art Nouveau, mais rebuscada, a Arte Déco tem mais simplicidade de estilo. Na arquitetura art déco, as fachadas têm rigor geométrico e ritmo linear, com fortes elementos decorativos em materiais nobres. Exemplos são o Empire State Building e o Rockefeller Center, em Nova York e o Cristo Redentor , no RJ.

Já todos assistimos ao mobiliário Art Deco, mas muitos de nós não sabe que esse é o nome dado a estas verdadeiras obras. Obras que correram mundo e que durante muito tempo ficaram esquecidas em garagens, arrecadações e sótãos. Mobiliário dado ao abandono sem interesse e catalogado como fora de moda.
O movimento Art Deco teve várias influências como o Construtivismo, Cubismo, Modernismo, Bauhaus, Art Nouveau e o Futurismo, tendo sido utilizado na execução de obras em todo o mundo. Mas se as peças de mobiliário de Art Deco passaram de moda, certo é que voltaram agora em grande força. Todos sabemos que a moda se renova, e aquilo que deixamos de utilizar ontem por estar fora de voga, vai estar em alta daqui por 30 anos.



2 comentários:

Deise Soares |arquiteta| disse...

Mas "bahhh" ficou otimo meninas!!
hehehe

abraços!

Anônimo disse...

Realmente não sabia que gostava mas gosto da simplicidade deste estilo.
Parabéns pelo blog
bjos;***

Cláudia

Postar um comentário

 
Créditos da Personalização do Template Cantinho do Blog Layouts e Templates para Blogs e Lojinhas Elo 7