quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Etiqueta à Mesa IV: Flores, Frutas, Cores e Arranjos.

Alguns componentes de decoração contribuem para dar o tom na sua recepção. O centro da mesa revela o bom gosto da anfitriã; enfeites com flores e velas, frutas tropicais dão sempre colorido e harmonia à mesa. 
As cores traduzem  a essência de um acontecimento e para saber escolher, dosar e combinar é necessário conhecer o significado de cada cor bem como o impacto que podem causar, confira:
Vermelho: é o matiz mais dramático que existe. Transmite energia e tem visualização rápida, pode surtir um belo efeito, por isso deve ser utilizado com moderação. 

Laranja: tem quase a mesma intensidade do vermelho, transmite otimismo e alegria. 

Rosa: ideal para dar um ar romântico à ocasião, traz suavidade ao ambiente, excelente para casamentos. 

Amarelo: transmite idéia de riqueza, afinal é a cor do ouro. Ligados à ela, sentimentos de força e entusiasmo; traz positivismo ao ambiente. 

Verde: essencial em qualquer arranjo, é uma das cores que mais lembram harmonia e equilíbrio.

Azul: tem efeito relaxante e tranquilizador.

O branco  transmite paz e é indispensável até mesmo para compor um arranjo com outras cores; copos de leite, rosas, lírios, boca de leão e orquídeas dão vida e harmonia às outras flores do arranjo.

Falando das frutas: permitem lindas composições, inspiram centros de mesa decorativos e alegres. Por suas diferentes texturas, maçãs, uvas, ameixas, peras, pêssegos, limões, laranjas, dispostos com bom gosto, formam um belo arranjo. Muitas vezes é esquecida a possibilidade de usar legumes e hortaliças, mas suas cores fortes e desenhos sugestivos podem, e devem, contribuir para a alegria e a beleza de uma festa. Pense na riqueza de formas e tonalidades de tomates, pepinos, pimentões, alcachofras e experimente compor um arranjo bem simples e natural. O resultado é surpreendente. 

Para as flores o que predomina é o bom gosto. Certos tipos de flores se harmonizam com certos materiais; flores de campo ou do jardim ficam mais bonitas em vasos ou recipientes de barro/vime, pois lhe acentuam o ar rústico. Um arranjo menos campestre, mais informal pede materiais como cobre, latão, madeira. Não são regras absolutas, portanto originalidade é a palavra de ordem. 
 A localização do arranjo é importante. Deve ser composto e colocado na mesa de modo que fique bonito de qualquer ângulo, mas não precisa existir uniformidade em todos os lados. Na mesa, o arranjo não precisa ficar necessariamente no centro, pode ser colocado na cabeceira, mais para direita ou esquerda; neste caso, predomina o senso de equilíbrio e bom gosto.
Se optar por velas - as grandes responsáveis por criar uma atmosfera de aconchego e romantismo - pode ser feita a combinação com folhagens, flores e frutas ou utilizá-las sem nenhum outro elemento. Combiná-las com balangandãns e objetos artesanais também são uma boa pedida. 

Procure idéias pela casa toda e aposte em uma decoração simples e altamente original. Só depende do bom gosto para reunir elementos que fiquem bem quando colocados lado a lado.

Imagens: 
http://adaanddarcy.blogspot.com
http://www.lotushaus.typepad.com
http://www.thebridescafe.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Créditos da Personalização do Template Cantinho do Blog Layouts e Templates para Blogs e Lojinhas Elo 7