quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Etiqueta à Mesa III: Refeição Completa

Uma refeição completa compreende vários pratos e esta é a razão do uso de vários talheres de forma e tamanhos diferenciados. Na figura estão dispostos os talheres para um jantar informal, compreendendo uma sopa ou caldo como entrada, o primeiro prato, o prato principal e sobremesa. Os copos são para água e duas qualidades de vinho. A ordem dos talheres e dos copos é a mesma em que os pratos serão servidos: os primeiros talheres à serem usados são os mais afastados do prato, à direita e à esquerda, a começar da colher (1), para sopa. 


  
A faca e o garfo (2 e 3) são para o primeiro prato, geralmente uma carne branca como peixe ou frango. Se for peixe, esse jogo de talheres será trocado pelo que é próprio para comer peixe. 
A faca e o garfo mais próximos (4 e 5) são para o prato principal, e o jogo mais acima (6) terá os talheres adequados à sobremesa; a pequena faca para passar manteiga (7) fica sobre a borda do pratinho de pão (10). Os demais utensílios são o guardanapo (8); o sousplat ou prato de serviço (9), e  os copos: o de pé maior (11) para água, o copo de pé menor (13) para o vinho branco que acompanha o primeiro prato, e o copo médio (12) para o vinho tinto que acompanha o prato principal. 


O prato de serviço ou sousplat (pronuncia-se suplá - do francês "debaixo ou sob o prato") funciona como uma bandeja para os pratos de refeição, em geral utilizado apenas em ocasiões formais e nos bons restaurantes. Em sua versão original o sousplat era de prata, atualmente os materiais variam, mas sem perder sua característica de robustez. Sobre ele é colocado o prato de sopa e, na sequência, o primeiro prato e o prato principal; é removido junto com este último, antes da sobremesa. 


O talher usado nunca é deixado sobre o forro da mesa. Nos intervalos em que não está sendo usada, a faca é deixada obliquamente em dois pontos de apoio sobre a borda do prato em uso, na posição da corda de um arco, a ponta para o lado mais afastado do prato e o cabo na borda direita. 


Se você descansa ambos os talheres por algum motivo, como para usar o guardanapo, partir o pão, etc., o garfo é colocado fazendo um triângulo com a faca, esta na posição oblíqua já descrita, da corda de um arco e flecha, e o garfo direcionado para frente, com o cabo voltado para você (fig. 2).
Durante uma troca de pratos, ou se a pessoa estende o prato para facilitar ser servida, ou se vai ao bufê servir-se uma segunda vez, os talheres usados não devem ser deixados sobre a toalha da mesa. É igualmente ruim sujar o sousplat ou prato de serviço com alguma partícula ou gordura de talheres. Existem vários tipos de descanso para talheres (fig. 3). Se não houver descanso para talheres, a pessoa deve retê-los consigo, segurando-os juntos na mão esquerda. 
Ao terminar uma refeição, a pessoa deixa o garfo e a faca unidos em paralelo, dentro do prato, com os cabos apoiados na borda do lado direito, aproximadamente na direção 4:20 horas. A etiqueta recomenda que o lado cortante da faca esteja voltado para o interior do prato e o garfo, ao modo inglês, com os dentes para cima (fig. 4), e ao modo francês, para baixo. É considerado reprovável deixar os talheres inclinados, com as pontas apoiadas nas bordas, do lado de fora e de cada lado do prato, como as asas abertas de uma ave.
Os talheres de sobremesa são trazidos à mesa junto com o prato de sobremesa. Mas podem também ser deixados sobre a toalha desde o início da refeição, colocados logo acima do prato de serviço, linearmente entre o pratinho de pão (ou de manteiga) e os copos. Os cabos da colher e da faquinha de sobremesa são voltados para a direita e o cabo do garfo para a esquerda. 


A taça da sobremesa terá seu próprio prato de serviço por baixo. Neste caso, a colher, ao final, é deixada sobre esse prato de serviço e não na taça em que a sobremesa foi servida. 


Na próxima semana tem mais Etiqueta à mesa: 
flores, frutas, cores e arranjos. Alguns componentes de decoração que contribuem para dar o tom à sua recepção.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Créditos da Personalização do Template Cantinho do Blog Layouts e Templates para Blogs e Lojinhas Elo 7